ENIAC INFORMÁTICA

ENIAC INFORMÁTICA
Soluções para Computadores: Desktop - Notebook Soluções para Redes WIndows e Linux

English Google Translator

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Como excluir o Console de Recuperação

Para excluir o Console de Recuperação:
  1. Reinicie o computador, clique em Iniciar, em Meu Computador e clique duas vezes no disco rígido em que você instalou o Console de Recuperação.
  2. No menu Ferramentas, clique em Opções de Pasta e clique na guia Modo de Exibição.
  3. Clique em Mostrar pastas e arquivos ocultos, desmarque a caixa de seleção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional e clique em OK.
  4. Na pasta raiz, exclua a pasta Cmdcons e o arquivo Cmldr.
  5. Na pasta raiz, clique com o botão direito do mouse no arquivo Boot.ini e clique em Propriedades.
  6. Desmarque a caixa de seleção Somente leitura e clique em OK.

    Aviso: Se o arquivo Boot.ini for modificado incorretamente, o computador poderá não reiniciar. Exclua apenas a entrada para o Console de Recuperação. Além disso, altere o atributo do arquivo Boot.ini de volta ao estado somente leitura após concluir esse procedimento. Abra o arquivo Boot.ini no Bloco de Notas do Microsoft Windows e remova a entrada para o Console de Recuperação. Ela é semelhante a esta:
    C:\cmdcons\bootsect.dat="Microsoft Windows Recovery Console" /cmdcons
  7. Salve e feche o arquivo.

Regras do Console de Recuperação

Várias regras de ambiente estão efetivas enquanto você trabalha no Console de Recuperação. Digite set para ver o ambiente atual. Por padrão, estas são as regras:
  • AllowAllPaths = FALSE impede o acesso a diretórios e subdiretórios fora da instalação do sistema, selecionados quando você entrou no Console de Recuperação.
  • AllowRemovableMedia = FALSE impede o acesso a mídias removíveis como destino para arquivos copiados.
  • AllowWildCards = FALSE impede suporte a curinga para comandos como copy e del.
  • NoCopyPrompt = FALSE significa que o Console de Recuperação solicitará que você faça a confirmação ao substituir um arquivo existente.

Ações de comando

A lista a seguir descreve os comandos disponíveis para o Console de Recuperação:
  • Attrib altera atributos em um arquivo ou subdiretório.
  • Batch executa comandos especificados no arquivo de texto Inputfile. O Outputfile contém a saída dos comandos. Se você omitir o parâmetro Outputfile, a saída aparecerá na tela.
  • Bootcfg modifica o arquivo Boot.ini para configuração e recuperação de inicialização.
  • CD (Chdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.
  • Chkdsk A opção /p executa o Chkdsk mesmo que não haja sinalização de erro na unidade. A opção /r localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis. Essa opção implica em /p. O Chkdsk requer o Autochk. O Chkdsk procura automaticamente o Autochk.exe na pasta de inicialização. Se o Chkdsk não encontrar o arquivo na pasta de inicialização, procurará o CD-ROM de Instalação do Windows 2000. Se o Chkdsk não encontrar o CD-ROM de instalação, solicitará que o usuário localize o arquivo Autochk.exe.
  • Cls limpa a tela.
  • Copy copia um arquivo para um local de destino. Por padrão, o destino não pode ser uma mídia removível e não é possível usar caracteres curinga. Quando um arquivo compactado do CD-ROM de Instalação do Windows 2000 é copiado ele é automaticamente descompactado.
  • Del (Delete) exclui um arquivo. Opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local. Por padrão, não é possível usar caracteres curinga.
  • Dir exibe uma lista de todos os arquivos, incluindo arquivos de sistema e ocultos.
  • Disable desabilita um serviço ou driver do Windows. A variável serviço_ou_driver é o nome do serviço ou driver que você deseja desabilitar. Quando você usar esse comando para desabilitar um serviço, o comando exibirá o tipo de inicialização original do serviço antes de alterá-lo para SERVICE_DISABLED. Observe o tipo de inicialização original para poder usar o comando enable para reiniciar o serviço.
  • Diskpart gerencia partições nos volumes do disco rígido. A opção /add cria uma partição nova. A opção /delete exclui uma partição existente. A variável dispositivo é o nome do dispositivo para uma nova partição (por exemplo, \dispositivo\discorigido0). A variável unidade é a letra de unidade para uma partição que esteja sendo excluída (por exemplo, D). Partição é o nome com base na partição de uma partição que esteja sendo excluída, (por exemplo: \dispositivo\discorigido0\particao1) e pode ser usada em vez da variável unidade. A variável tamanho é o tamanho, em megabytes, de uma nova partição.
  • Enable habilita um serviço ou driver do Windows. A variável serviço_ou_driver é o nome do serviço ou driver que você deseja habilitar e tipo_de_inicialização é o tipo de inicialização de um serviço habilitado. O tipo de inicialização usa um dos seguintes formatos:
    SERVICE_BOOT_START
    SERVICE_SYSTEM_START
    SERVICE_AUTO_START
    SERVICE_DEMAND_START
  • Exit fecha o Console de Recuperação e reinicia o computador.
  • Expand expande um arquivo compactado. A variável origem é o arquivo que você deseja expandir. Por padrão, não é possível usar caracteres curinga. A variável destino é o diretório para o novo arquivo. Por padrão, o destino não pode ser uma mídia removível e não pode ser somente leitura. É possível usar o comando attrib para remover o atributo somente leitura do diretório de destino. A opção /f:filespec é obrigatória quando a origem contém mais de um arquivo. Essa opção permite caracteres curinga. A opção /y desabilita o prompt de confirmação de substituição. A opção /d especifica que os arquivos não serão expandidos e exibe um diretório dos arquivos na origem.
  • Fixboot grava um setor de inicialização novo na partição do sistema.
  • Fixmbr repara o código mestre de inicialização da partição de inicialização. A variável dispositivo é um nome opcional que especifica o dispositivo que requer um novo MBR (registro mestre de inicialização). Omita essa variável quando o destino for o dispositivo de inicialização.
  • Format formata um disco. A opção /q realiza uma formatação rápida. A opção /fs especifica o sistema de arquivos.
  • Help Se você não usar a variável comando para especificar um comando, help listará todos os comandos compatíveis com o Console de Recuperação.
  • Listsvc exibe todos os serviços e drivers disponíveis no computador.
  • Logon exibe instalações do Windows detectadas e solicita a senha de Administrador local para essas instalações. Use esse comando para mover para outra instalação ou subdiretório.
  • Map exibe os mapeamentos de dispositivos atualmente ativos. Inclua a opção arc para especificar o uso de caminhos ARC (Advanced RISC Computing), o formato do Boot.ini, em vez de caminhos de dispositivo do Windows.
  • MD (Mkdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.
  • More/Type exibe o arquivo de texto especificado na tela.
  • Rd (Rmdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.
  • Ren (Rename) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local. Não é possível especificar uma nova unidade ou caminho como destino.
  • Set exibe e define as variáveis de ambiente do Console de Recuperação.
  • Systemroot define o diretório atual para %SystemRoot%.

Como usar o prompt de comando do Console de Recuperação

Ao usar o Console de Recuperação, você trabalha em um prompt de comando especial, e não no prompt de comando comum do Windows. O Console de Recuperação tem seu próprio interpretador de comandos. Para entrar nesse interpretador de comandos, o Console de Recuperação irá solicitar que você digite a senha de Administrador local.
Quando o Console de Recuperação é iniciado, você pode pressionar F6 para instalar um driver RAID ou SCSI de terceiros, caso esse tipo de driver seja necessário para acessar o disco rígido. Esse prompt funciona do mesmo modo como durante a instalação do sistema operacional.
O Console de Recuperação leva vários segundos para iniciar. Quando o menu do Console de Recuperação aparecer, será exibida uma lista numerada de instalações do Windows no computador. (Em geral, só existe c:\Windows.) Pressione um número antes de pressionar ENTER, mesmo que somente uma entrada seja exibida. Se você pressionar ENTER sem selecionar um número, o computador reiniciará e recomeçará o processo.
Quando vir o prompt para %SystemRoot% (em geral, C:\Windows), você poderá começar a usar os comandos disponíveis para o Console de Recuperação.

Como usar o Console de Recuperação

É possível habilitar e desabilitar serviços, formatar unidades, ler e gravar dados em unidades locais (incluindo unidades formatadas para usar o sistema de arquivos NTFS) e realizar várias outras tarefas administrativas. O Console de Recuperação é muito útil caso seja necessário reparar o computador copiando um arquivo de um disco ou CD-ROM para o disco rígido, ou caso seja necessário reconfigurar um serviço que impeça o computador de iniciar corretamente.
Se não for possível iniciar o computador, você poderá executar o Console de Recuperação a partir dos discos de inicialização do Microsoft Windows XP ou do CD-ROM do Windows XP. Este artigo descreve como realizar essa tarefa.
Depois que o Windows XP é instalado no computador, os discos de inicialização do Windows XP ou o CD-ROM do Windows XP são necessários para iniciar o computador e usar o Console de Recuperação.
Para obter informações adicionais sobre como criar discos de Inicialização para o Windows XP (eles não estão incluídos no Windows XP), clique no número abaixo para ler o artigo na Base de Dados de Conhecimento Microsoft:
310994  (http://support.microsoft.com/kb/310994/ ) Como obter os discos de instalação do Windows XP para uma instalação de inicialização por disquete
Observação Para iniciar o computador a partir do CD-ROM do Windows XP, você deve configurar o BIOS do computador para iniciar a partir da unidade de CD-ROM.
Para executar o Console de Recuperação a partir dos discos de inicialização do Windows XP ou do CD-ROM do Windows XP, realize as seguintes etapas:
  1. Insira o disco de inicialização do Windows XP na unidade de disquete ou insira o CD-ROM do Windows XP na unidade de CD-ROM e reinicie o computador.

    Selecione todas as opções necessárias para iniciar o computador a partir da unidade de CD-ROM, caso seja solicitado.
  2. Quando a tela "Bem-vindo à Instalação" for exibida, pressione R para iniciar o Console de Recuperação.
  3. Se você tiver um computador de inicialização dupla ou inicialização múltipla, selecione a instalação que você deve acessar a partir do Console de Recuperação.
  4. Quando for solicitado, digite a senha de Administrador. Se a senha de administrador estiver em branco, basta pressionar ENTER.
  5. No prompt de comando, digite os comandos adequados para diagnosticar e reparar a instalação do Windows XP.
    Para obter uma lista de comandos disponíveis no Console de Recuperação, digite recovery console commands ou help no prompt de comando e pressione ENTER.   Para obter informações adicionais sobre um comando específico, digite helpnome do comando no prompt de comando e pressione ENTER.
  6. Para sair do Console de Recuperação e reiniciar o computador, digite exit no prompt de comando e pressione ENTER.

Como instalar o Console de Recuperação

É possível instalar o Console de Recuperação no computador para disponibilizá-lo caso você não consiga reiniciar o Windows. É possível selecionar a opção Console de Recuperação na lista de sistemas operacionais disponíveis durante a inicialização. Instale o Console de Recuperação em servidores e estações de trabalho importantes do pessoal de TI. Este artigo descreve como instalar o Console de Recuperação no seu computador com o Microsoft Windows XP. Para instalar o Console de Recuperação, você deve estar conectado como administrador.

Embora você possa executar o Console de Recuperação iniciando diretamente a partir do CD do Windows XP, costuma ser mais prático configurá-lo como opção de inicialização no seu menu de inicialização. Para executar o Console de Recuperação diretamente do CD, consulte a seção "Como usar o Console de Recuperação".

Para instalar o Console de Recuperação, realize as seguintes etapas:

1. Insira o CD do Windows XP na unidade de CD-ROM.
2. Clique em Iniciar e em Executar.
3. Na caixa Abrir, digite d:\i386\winnt32.exe /cmdcons, onde d é a letra da unidade de CD-ROM. No caso do Microsoft Windows XP Professional x64 Edition, digite d:\amd64\winnt32.exe /cmdcons, onde d é a letra da unidade de CD-ROM.
4. Uma caixa de diálogo de Configuração do Windows aparecerá. A caixa de diálogo de Configuração do Windows descreve a opção Console de Recuperação. Para confirmar a instalação, clique em Sim.
5. Reinicie o computador. Na próxima vez em que iniciar o computador, "Console de Recuperação do Microsoft Windows" aparecerá no menu de inicialização.

sábado, 21 de novembro de 2009

Para bloquear o Orkut

Você pode fazer de duas maneiras:
1 - Bloquear pelo C:\Windows\System32\Driver\Etc\Host >> abrir o arquivo host no bloco de notas >> e digite o site que deseja bloquear
2 - Bloquear usando software >> ParentalFilterSetup

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Jogo de Matemática

Clique no link abaixo para jogar

http://www.startvg.com/games/braintest.html

Teclas de Atalho do Windows XP

Esta dica vale pra quem está começando a mexer com computador, em especial com Windows XP. Saber certas teclas de atalho facilita e agiliza o trabalho.

Teclas de atalho mais comuns do Windows XP:

Ctrl + A: selecionar tudo.
Ctrl + C: copiar.
Ctrl + X: recortar.
Ctrl + V: colar.
Ctrl + H: abre a janela "Substituir Palavras".
Ctrl + Z: desfazer.
Ctrl + Alt + Del: abre o "Gerenciador de Tarefas do Windows".
Ctrl + F: em uma janela aberta abre "Localizar Palavra".
F2: renomear um item selecionado.
F3: abre janela "Localizar Palavra".
F4: dentro de uma pasta aberta, serve para abrir uma lista da barra de endereços.
F5: atualizar a janela ativa.
Alt + Tab: alternar entre janelas abertas.
Alt + Esc: percorrer itens na ordem em que formam abertos.
Alt + F4: fechar o item ativo ou sair do programa aberto.
Shift + Delete: eliminar diretamente o(s) item(s) selecionado(s) sem o enviar para a Lixeira.
Shift + F10: equivale ao botão direito do mouse.
Shift ao inserir um CD: evitar que o CD seja executado automaticamente.
Delete: eliminar, apagar, excluir o(s) item(s) selecionado(s).
Ctrl + arrastar um item: copia o(s) item(s) selecionado(s).
Ctrl + Shift + arrastar um item: cria um atalho para o item selecionado.
Print Screen: captura a imagem da tela, para colar em programas como o Paint.
Alt + Print Screen: captura somente a janela ativa.
Alt + ENTER: exibir as propriedades do item selecionado.

Atalhos com a tecla Windows:

Todo teclado atual traz uma tecla Windows, que pode ser usada sozinha ou em conjunto com outra tecla para servir de atalho para alguma atividade.

Tecla Windows: mostra o Menu Iniciar.
Tecla Windows + D: minimiza ou restaura todas as janelas (mostra a área de trabalho).
Tecla Windows + E: abre o item "Meu Computador".
Tecla Windows + F: abre o "Pesquisar" para arquivos.
Tecla Windows + R: mostra a janela "Executar".
Tecla Windows + L: tranca a tela.
Tecla Windows + U: abre o "Gerenciador de Utilitários".
Tecla Windows + M: minimizar todas as janelas.
Tecla Windows + Ctrl + F: mostra o "Pesquisar" para computador(em rede).
Tecla Windows + Shift + M: desfaz minimizar(para todas as janelas).
Tecla Windows + F1: abre "Ajuda e Suporte".
Tecla Windows + Break: mostra as "Propriedades do Sistema".

Como explicar ao seu filho de onde ele veio

- Pai, como é que eu nasci? - pergunta o Joaozinho...
- Muito bem, tínhamos de ter esta conversa um dia... O que aconteceu foi o seguinte: Eu e sua mãe nos conhecemos num Chat desses da Net, que existem para se trocar idéias. O papai marcou uma interface com a mamãe num Cybercafé e acabamos plugados no banheiro dele. A seguir, a mamãe fez uns Downloads no Memory Stick do papai e quando estava tudo pronto para a transferência de arquivos, descobrimos que não havia qualquer tipo de Firewall conosco. Como era tarde demais para dar o ESC, papai acabou fazendo o Upload de qualquer jeito com a mamãe, e nove meses depois o Vírus apareceu e se instalou em casa...

Tipos de Sistemas de Realidade Aumentada

Os sistemas de realidade aumentada podem ser classificados conforme o tipo de display utilizado [AZU01], envolvendo visão ótica ou visão por vídeo, dando origem a quatro tipos de sistemas [KIR05].
  • Sistema de visão ótica direta;
  • Sistema de visão direta por vídeo;
  • Sistema de visão por vídeo baseado em monitor;
  • Sistema de visão ótica por projeção.

O sistema de visão ótica direta utiliza óculos ou capacetes com lentes que permitem o recebimento direto da imagem real, ao mesmo tempo em que possibilitam a projeção de imagens virtuais devidamente ajustadas com a cena real. Uma maneira comum de se conseguir essa característica é usar uma lente inclinada que permita a visão direta e que reflita a projeção de imagens geradas por computador diretamente nos olhos do usuário. A Figura 1 mostra o diagrama desse tipo de sistema, enquanto a Figura 2 apresenta alguns dispositivos utilizados nesses sistemas.


Figura 1 - Diagrama adaptado do sistema de visão ótica direta [AZU97].


Figura 2 – Dispositivos de visão ótica direta [SIL03].

O sistema de visão direta por vídeo utiliza capacetes com microcâmeras de vídeo acopladas. A cena real, capturada pela microcâmera, é misturada com os elementos virtuais gerados por computador e apresentadas diretamente nos olhos do usuário, através de pequenos monitores montados no capacete. A Figura 3 mostra o diagrama e apresenta um dispositivo de visão direta por vídeo.


Figura 3 – Diagrama adaptado do sistema de visão direta por vídeo e um modelo de dispositivo [AZU97] [SUT02].

O sistema de visão por vídeo baseado em monitor utiliza uma webcam para capturar a cena real. Depois de capturada, a cena real é misturada com os objetos virtuais gerados por computador e apresentada no monitor. O ponto de vista do usuário normalmente é fixo e depende do posicionamento da webcam. A Figura 4 mostra o diagrama e os equipamentos utilizados nesse caso.


Figura 4 - Diagrama adaptado e dispositivo do sistema de visão por vídeo baseado em monitor [AZU97].

O sistema de visão ótica por projeção utiliza superfícies do ambiente real, onde são projetadas imagens dos objetos virtuais, cujo conjunto é apresentado ao usuário que o visualiza sem a necessidade de nenhum equipamento auxiliar. Embora interessante, esse sistema é muito restrito às condições do espaço real, em função da necessidade de superfícies de projeção.

Os sistemas de visão direta são apropriados para situações onde a perda da imagem pode ser perigosa, como é o caso de uma pessoa andando pela rua, dirigindo um carro ou pilotando um avião. Em locais fechados, onde o usuário tem controle da situação, o uso da visão por vídeo é adequado e não oferece perigo, pois em caso de perda da imagem, pode-se retirar o capacete com segurança, se for o caso. O sistema com visão por vídeo é mais barato e mais fácil de ser ajustado.

Realidade Aumentada

Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico [MIL94]. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.

A Realidade Misturada [KIR04] [MIL94], misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada. A Figura 1 apresenta o diagrama adaptado de realidade/virtualidade contínua, mostrando as possibilidades gradativas de sobreposição do real com o virtual e vice-versa.


Figura 1 - Diagrama de realidade/virtualidade contínua [MIL94].

A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real. Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real [AZU93] [BOM95].

Além de permitir que objetos virtuais possam ser introduzidos em ambientes reais, a Realidade Aumentada proporciona também, ao usuário, o manuseio desses objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação atrativa e motivadora com o ambiente [BIL01] [ZHO04].

No entanto, para que os objetos virtuais façam parte do ambiente real e sejam manuseados, deve-se utilizar um software com capacidade de visão do ambiente real e de posicionamento dos objetos virtuais, além de acionar dispositivos tecnológicos apropriados para Realidade Aumentada.

Apesar de grande parte dos dispositivos utilizados em um ambiente de Realidade Virtual poderem ser utilizados em ambientes de Realidade Aumentada, existem casos onde é necessário que haja algumas adaptações. Por conseguinte, as principais diferenças encontradas entre esses dispositivos tecnológicos estão situadas nos displays e rastreadores.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Recupere arquivos apagados do seu HD!

Em alguns casos, ainda é possível "desfazer o estrago". Veja como
Quando você deleta um arquivo, ele não é literalmente apagado do seu HD. O sistema apenas esprograma alguns códigos, e isto faz com que ele se torne "invisível" dentro do seu computador.
Com o programa gratuito Free Undelete, você consegue recuperar seus arquivos em alguns casos